sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Caixinha de Promessas

Você sabe o que é uma caixinha de promessas? A primeira vista, nada mais é que um pequeno artefato cheio de pequenos papéis, e em cada um desses papeizinhos contém um versículo bíblico. Mas para que serve? Olha, vale desde presente de sogra para nora (sim, minha avó deu uma bem bonitinha para minha mãe), até mesmo como leitura bíblica diária para crente preguiçoso!
Resumindo bem, a Caixinha de Promessas é uma caixinha com pequenos versículos bíblicos (sejam promessas ou não) que, em determinados momentos ou em uma hora vaga, a pessoa retira um cartãozinho da caixinha e recebe através dele uma mensagem bíblica de conforto, alegria e orientação.

Chato como eu sou, vou mudar o nome da caixinha: Vai se chamar agora “Caixinha de versículos bíblicos”. Talvez este foi o primeiro nome recebido, e alguém achou mais interessante utilizar a palavra “promessa”. Mas eu quero mudar o nome por um simples motivo, nós vamos reinventar ou inventar uma nova caixinha. O nome, “Caixinha de Promessas”.
E Para criarmos esta caixinha não vamos precisar de nenhum tipo de material ou trabalho manual, diferente da atual. Mas uma coisa vai ser semelhante, o trabalho de pesquisa! A diferença é que vamos pesquisar apenas as promessas que a bíblia nos traz. Certo de que você separou todas as promessas contidas na palavra de Deus, vamos escolher um bom lugar para você guardar cada promessa. Teu Coração!

Pronto! Criada nossa caixinha de promessa, estamos todos prontos! Sim, prontos! Como assim para que? Como posso te responder... eehhh.. aah! Vou usar minha caixinha de promessas:

e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

João 8:32

Viu que promessa magnífica? Quer dizer que se eu conhecer a verdade ela vai me libertar! Será que se eu tivesse guardado as promessas em uma caixinha de plástico, porcelana, enfim, será que na sorte eu teria achado esta promessa em específico? Realmente não há melhor lugar para guardar uma promessa. Você ainda não está entendo o propósito da caixinha certo? Acho que um testemunho ajuda.

O testemunho que vou postar agora (não sei se circula pela internet; procurei e não achei), ouvi duas vezes, e vou descrever o que ouvi, não só da boca de quem ouviu, mas de quem viveu.
A primeira vez que ouvi foi mais um comentário, eu estava visitando uma igreja onde havia uma bailarina dançando, e daí disseram que a mesma tinha um testemunho incrível, e em uma segunda vez que a vi, a mesma contou seu testemunho no púlpito da igreja.

Após contar um pouco sobre sua vida fora da igreja, ela dizia que sua mãe um dia fora chamada para comparecer no IML, para reconhecimento de um corpo. Esta senhora acompanhada de um legista foi até uma gaveta para fazer o reconhecimento. Vendo que se tratava de sua filha (a bailarina antes mencionada), pediu para ficar um momento a sós com a filha (se não me engano foi overdose). O legista se distanciou ficando ao fundo da sala observando a senhora. A moça então contou que neste momento, sua mãe fez uma oração a Deus. Não me lembro exatamente de toda a oração, mas após o desabafo, aquela mulher terminou a oração de maneira ousada.
Disse que cria na bíblia, e em tudo o que está escrito nela, e citou o versículo que fala “crê no senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa”. E de maneira ousada e com fé, disse que isto não fora verdade para a vida dela, e cria que a morte de sua filha era um roubo desta promessa, pois a salvação não havia chegado à sua filha ainda. Disse acreditar no poder de Jesus que ressuscitou da morte, e que se fosse da vontade dEle, poderia ressuscitar sua filha, e tornar aquela promessa verdadeira em sua vida.

Fica fácil de saber o que aconteceu. Para a glória de Cristo a jovem retomou o fôlego e logo foi atendida por todos do local, já que o legista ao ver que o cadáver levantou e abraçou a mãe, o mesmo alarmou a todos com gritos e berros.

Há quem não acredite em milagres, há quem acredite apenas em si mesmo, e há quem não acredite em Deus. Eu sim creio em Deus e em tudo o que sua palavra diz. E para mim não fica difícil acreditar que aquela moça de pé no púlpito um dia foi parar em uma gaveta do IML, e bastou a soma de fé + conhecimento da sua mãe para ter a promessa bíblica cumprida em sua vida. Ora, Jesus disse que faríamos obras maiores que as dEle:

Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai.

João 14:12

Está aí mais uma promessa! E eu poderia colocar um montante delas aqui; todas que possam justificar o acontecimento de um milagre destes. Mas onde entraria a fé? Afinal, não basta guardar em seu coração as promessas que Deus tem para você, e não ter fé o bastante para crer que sim, todas não só podem, mas serão realidade em sua vida!

Não desmerecendo os efeitos da “caixinha de versículos bíblicos”, mas acho que nossa “caixinha de promessas” junto de nossa fé na palavra de Deus, mais que alegria momentânea ou um determinado conforto, pode nos libertar e dar a vitória seja qual for a situação, pois segundo ela:

Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.

Romanos 8:37

3 comentários:

Anônimo disse...

..ééé mr.,
de que valem as teorias se não são colocadas em prática?..
(para serem esquecidas; ou, quando lembradas, somente quando há uma busca desesperada da caixinha que foi largada por aí..!?)
...nada mais prático que palavras postas no nosso dia-a-dia, garantindo promessas reais para a vida (...).
........................câmbio-desligo.

Anônimo disse...

Show de bola! Se o cara que entra na internet se ama, ele acessa e se ajuda, se não, ele vai pro "pai dos burros" (vulgo google), e procura tudo aquilo que não vai lhe servir para nada. Internet é um recurso como a mesada de nossos papais, o problema é que tem muita gente que possui tal recurso e troca tudo em bala no bar da esquina!

pequeno.mestre disse...

Belo testemunho.

É importante guardarmos as promessas em nosso coração, quando não guardamos é a mesma coisa que se alguém virasse para nós e dissesse:

"olha, vou te prometer um negócio e um dia, se tiver vontade, abre essa caixa, com um monte de promessas que você recebeu de um monte de gente e, de repente, se Deus quiser, você acha a minha e te serve no momento."

Imagina também se você quisesse prometer algo pra alguém e essa pessoa lhe respondesse: "Olha, eu não vou ouvir agora, mas deixa sua promessa nessa caixinha e um dia desses eu leio ela, por sorte".

Penso que é assim que Jesus se sente, Ele preparou um livro cheio de promessas para nós e diz no próprio livro para guardarmos essas palavras no coração no Salmo 119, mas aí colocamos na caixinha para facilitar e não termos que ouvir "na hora errada" as palavras de Jesus.

Sempre queremos que Deus não nos "atrapalhe" no nosso dia-a-dia.

Não há hora errada para ouvir a Palavra de Deus, por isso achei muito bom esse texto, se essa senhora não tivesse a promessa no coração a filha não ressuscitaria.

E Glória a Deus pelo testemunho e pela sua vida e compromisso de colocar esses textos aqui, para nossa edificação.

Quando comecei a escrever meu blog só queria escrever algumas coisas que aprendia na Bíblia, esporadicamente, mais para lembrar mesmo, mas aí vi que Deus pode usar a internet para transformar vidas, já vi, ou melhor, li, pessoas que se converteram através da Palavra de Deus online, já vi pessoas voltando a Cristo.

Esse mundo virtual também pertence a Deus! Vamos usar esse meio para a honra e glória dEle!

"Também dentre todas as nações trarão os irmãos de vocês ao meu santo monte, em Jerusalém, como oferta ao Senhor. Virão a cavalo, em carros e carroças, e montados em mulas e camelos", diz o Senhor. "Farão como fazem os israelitas quando apresentam as suas ofertas de cereal, trazendo-as em vasos cerimonialmente puros." Is. 66:20

Deus te abençoe e te capacite a ser um missionário online e trazer muitas vidas ao trono de Cristo, como oferta agradável a Ele!

Grande abraço!
pequeno.mestre