terça-feira, 13 de novembro de 2007

Tudo Vaidade!

"Desvia os meus olhos, para que não vejam a vaidade, e vivifica-me no teu caminho."(Salmos 119:37)

Quem você é? O que você faz? Para quê? Para quem? Porque? Posso ficar o dia todo aqui te questionando várias coisas porém não o farei desta forma.
Vamos começar do final: Você deitando em sua cama, pronto para dormir. O que você faz? Você pensa em seu dia, semana, mês? Ou já pensa no amanhã? Hoje o que tenho para escrever é um tanto quanto difícil.
VAIDADE - O núcleo de nossas vidas. Parece que a matéria prima do ser humano é a vaidade. Tudo quanto você faz é por pura vaidade. Já parou para pensar? Você duvida? Então vamos lá, o que ou quem você quer ser? Converso com as pessoas e me parece que elas não estão felizes com o que são, ou que não importa bem quem ela realmente é, mas sim o os outros pensam dela.
Por isso falei dos minutos antes de dormir, o que você faz nessa hora? Entra no mundo da fantasia, de como tudo seria melhor se você tivesse, fizesse, fosse.. mas porquê? Há quem não faça isso, mas até aí, digamos então que ninguém ligue o diário de bordo para o mundo da lua. Ainda assim você é um ser humano com sua mente voltada à vaidade.
Você precisa ter, precisa ser, fazer, para se sentir bem, mas, tão bem quanto quando você come aquele doce, ou quer sentir o prazer de ser visto sair de uma ferrari vermelho com... e dai sonhe a vontade.
Tá meio confuso até aqui? Eu não li tudo, mas pensando em escrever este post dei uma passada por Eclesiastes, dê uma olhada e se você não ficar louco volte aqui mais vezes. Mas prosseguindo..
A vaidade nos transforma em três tipos de pessoas, ou digamos que possui três níveis: A Insignificância , O doentil, A Soberba.
Vamos imaginar o poder da vaidade como uma pirâmide invertida, onde o topo é maior que a base, e assim dividiremos ela em três partes.
1ª - Insignificância:
É um termo forte, porém diz tudo. O nível aqui está alto, grande e pesado, e é totalmente o oposto do conceito bíblico de vida. A pessoa aqui não necessariamente é um fracasso total, mas muitas vezes se sente assim. Mas qual é o sentimento, não é simplismente o de ser aceito, mas sim o do prazer nisso! Gostaria de ser como o herói do filme, ou como o bonitão do cinema, queria sempre "chegar-chegando". Neste nível, até mesmo morrer ou se ferir é prazeroso, ser coitado, só para ser o centro de tudo. Acha que não? Conversando com um amigo, ele começou a dizer no quanto gostaria de ser "O Cara", que tivesse poder e fosse humilde, mais forte que um touro e tão manso quanto um cordeiro, deveria ser sábio, o suficiente para só com o olhar calar a todos. Tá! "Deixa o cara sonhar!" - Vai vendo..
Eu poderia aqui dizer "Pra que tudo isso?" mas não.. ele começou então a falar e se empolgar e quando eu vi ele já estava em um filme do 007 ou do Macgyver, onde uma grande catástrofe aconteceria e ele apenas com o corpo dele salvaria a todos, e mais, iria permanecer vivo alguns instantes para ver no rosto de todo mundo o reconhecimento. Você não é assim? Próximo caso..

2ª - Doença:
É também um termo forte, mas digamos que aqui a pessoa não se sente inferior e portanto quer ser algo. Ela até pode se sentir inferior mas não é um simples algo que ela quer. Ela não se contenta em ser o centro de tudo, mas quer estar por cima! Tudo tudo é só pra alimentar o ego. E muitas vezes não basta ser o melhor, o outro tem que ser o pior!
Está no patamar do meio justamente por bastar um ou mais tombos e pronto, a pessoa volta para um nível mais baixo, ou até mesmo aprende que ovelha não é nada mais que uma ovelha!
É preciso exemplificar tipos assim?

3ª - Soberba:
Ahh.. era aqui que eu gostaria de chegar. Tem até um pouco do 2° nível mas, aqui, digamos que você é só mais um. Talvez você não tenha se identificado com os 70 e poucos % dos males da vaidade. Você pode não ser um alguém insignificante ou doente, mas será que você não age na vaidade?
Você toca um instrumento, você estuda, você trabalha, você faz alguma coisa na sua vida, e quer se tornar melhor no que faz. Pra quê? Não quero me estender em milhares de exemplos e perguntas só para te dizer que tudo que temos vivido é por pura vaidade, pura soberba do ser humano.

A Bíblia nos fala que fomos criados para louvar a Deus, e nos ensina para que seja lá o que for fazer, fazer para Ele. Mas porque raios também fala que devemos nos esvaziar? Essa é a dica para não cair na vaidade.
Então agora pare e pense em sua vida. Você está fazendo as coisas pensando em agradar a Deus ou para agradar o ego? Você quer ser um alguém melhor por pura vaidade ou isso é para testemunho de Cristo?
Calma! Não precisa se deprimir e nem entre em paranóia, não vai ficar procurando pelo em ovo em sua vida para ser um quadrado em meio a bolinhas! Te digo uma coisa - nem tudo que te traz prazer para você é vaidade!
Você pode sim se sentir bem nas coisas que faz, em quem você é, sabe como? Se esvazie, e cumpra com o seu propósito, louve a Deus por ser sua criação e mais que isso, faça tudo como se fosse para Deus. Se sinta a vontade para se despir na presença do Pai sem se preocupar se o fulano ta vendo ou ouvindo, se alguém vai saber ou não. Faça por que quer alegrar o pai, e se alegre de saber que Ele está aprovando tudo. Você não precisa de aprovação ou ser aceito, por que se você está lendo tudo isso é prova de que está vivo, e se vive é por que há um propósito de Deus para a sua vida!
Agora, vaidade é pecado? Se é ou não, se leva ou não a pecar, enfim, isto não vou debater aqui. Você precisa se
esvaziar, para Deus te encher. E como Deus vai encher, vai preencher, se você está cheio de sí?

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito obrigado. Voltarei mais vezes.

Anônimo disse...

o limiar entre o fazer sem ser notado e o notadamente fazer não ser notado eh tenue...
vaidade em nao ser vaidoso...pra quem nao estava confuso o bastante...rsrsrs
eh bom, soh pra lembrar...